Entrevista: Butcher Boy (Escócia)




Por Fernando Niero

Qualquer fã de boa música alternativa já teve vontade de visitar ou de viver em Glasgow: Pastels, Belle And Sebastian, Teenage Funclub, Vaselines... Da nova safra da cidade, um dos destaques é a banda Butcher boy, que mistura guitarras e instrumentos como cellos,violas e acordeons. O Vocalista John Blain Hunt, que também é dono de uma casa noturna dedicada à musica alternativa, bateu um papo com O Último Número

Ouvi Falar que John tem uma balada em Glasgow chamada "National Pop League", explique para o pessoal do Brasil como ela é e qual sua relação (se houver) com a banda

John Blain Hunt: Eu começei o National Pop League em 2001 porque eu estava frustado com os outros clubes existentes em Glasgow na época. Eu não acho que tenha um gosto extremamente sofisticado, mas eu amo demais meus albuns favoritos e os vejo como coisas belas, delicadas e frágeis. As noites "indies" (Nota do editor: aspas do próprio John) de Glasgow da época eram deprimentes- Cerveja ruim, fumaça de cigarro....Eu sempre sonhava com um clube que poderia ser apaixonado pela musica e atrair gente que amasse música e que fosse inclusivo:qualquer um que amasse musica seria bem-vindo. A história da banda não está muito relacionada à casa, porém, conheci nosso baixista nela. Mas foi muito importante porque eu me aproximei de nossa música da mesma maneira. Me preocupo muito com detalhes, e o mundo é feito de detalhes...queria fazer algo belo.


Por que Butcher boy? (açougueiro)

O nome vem especialmente de um livro de um escritor Irlandês chamado Patrick McCabe, e que mais tarde foi transformado em filme por Neil Jordan (NdoE: o mesmo de "entrevista com o Vampiro"). É de tirar o folego, faz-nos pensar mas ao mesmo tempo é tão brutal...* gosto do som da frase também, "açougueiro" soa muito sinistro fora de contexto


O Quão a banda foi influenciada pelas bandas da cidade?

Amo mais a musica de Glasgow do que viver em Glasgow, eu acho isso triste, pra ser honesto, acho que as bandas de Glasgow me fazem lembrar da cidade: eu sempre fico a imaginar a época em que as gravações foram feitas. Nós fazemos o máximo para não sermos influenciados. É melhor que nos ocupemos com nossa pequena esquina na cidade






5 albuns que cada um escutou recentemente e gostou muito

Basil Pieroni (guitarra)

Bonnie Price Billy - The Letting Go
M Ward - Post War
Pernice Brothers - Live a Little
The Shins - Wincing The Night Away
Willie Nelson - Songbird

Alison Eales (piano, acordeon)
Joanna Newsom - Ys
Charlotte Gainsbourg - 5.55
Abba - Ring Ring
REM - Reckoning
Air - Talkie Walkie


Findlay MacKinnon (bateria percussão)

Shins - Wincing The Night Away
Jim Noir - Tower Of Love
Amy Winehouse - Back To Black
Decemberists - The Crane Wife
Decemberists - Picaresque


John Blain Hunt (vocal, guitarra)

Midlake - The Trials Of Van Occupanther
Cats On Fire - The Province Complains
Tim Hardin - Black Sheep Boy
John Carpenter - Assault On Precinct 13 OST
The Organ - Grab That Gun


*o livro e o filme foram lançados no Brasil sob o nome de "Nó na garganta". O livro foi lançado pela editora Geração